Prefeitura de Catarina

Seja bem-vindo (a). Hoje é

'Nuvem-cobertor' envolve cidade no Ceará e chama atenção de moradores

Alguns moradores chegaram a se assusta com a formação incomum da nuvem (Foto: João Avelino Neto/Arquivo pessoal)
Foto - José Avelino Neto 
Uma nuvem peculiar chamou atenção dos moradores de Banabuiú, no interior do Ceará, nesta semana. A imagem captada por José Avelino Neto mostra as nuvem num formato de "cobertor" envolvendo toda a cidade. "Eu fiz a foto ao meio-dia. Quando foi umas 3h da tarde, a nuvem cobriu a cidade toda, que ficou abafada, sem vento, com calor", lembra o autor da imagem. A foto foi postada e compartilhada em redes sociais e foi o "assunto do dia" na cidade.

"Foi só o que se falou na cidade. Muita gente ficou mesmo olhando para o céu, curioso, e nesse grupo, houve alguns que se assustaram. Parece uma nuvem cobrindo a cidade, outras pessoas falaram que lembram uma montanha de neve", conta. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fenômeno é uma formação incomum de nuvem em alta altitude e não está relacionado a chuvas ou ventos.
Imagens de satélite mostram que o fenômeno ocorreu em quase toda o litoral do Ceará, além da região Norte e Sertão Central, na tarde de terça-feira (27).