Prefeitura de Catarina

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Novos exames em Teresina descartam meningite em paciente de Parambu



Novos exames realizados no Hospital Natan Portela,em Teresina,Piaui,atestam que a paciente oriunda do Municipio de Parambu,não tem meningite viral.No inicio da manhã dessa quarta-feira,31,foi divulgada a informação de que a paciente de 39 anos,de Juazeiro,Parambu,estava com meningite,baseada em informações repassadas pela unidade de saúde piauiense.O hospital realizou novos exames e de acordo com o laudo,a mulher tem na verdade é Toxoplasmose Gondii.A nova informação foi repassada pela Secretaria de Saúde do estado do Piaui,para a Secretaria de Saúde do Estado e para a Secretaria Municipal de Parambu.

O que é Toxoplasmose?

Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

Causas

Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro - e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo, assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele.
Mas se a resistência não for tão boa, principalmente se o paciente tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico, a infecção pode ser reativada e causar sérias complicações.
A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos – ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:
  • Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados
  • Comer frutas e vegetais mal lavados
  • Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos
A doença também pode ser congênita. Neste caso, ela é transmitida da mãe infectada para o bebê por meio da placenta. Se a mulher foi diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.
Diante dessas novas informações,fica mantido o número de 04 casos de meningite registrados no vizinho Municipio,sendo que 02 vieram a óbito e 02 pacientes estão sendo tratados e reagindo bem ao tratamento.