Prefeitura de Catarina

Seja bem-vindo (a). Hoje é

Choveu em apenas sete municípios do Estado do CE

As chuvas continuam escassas no Ceará neste início de maio, o último da quadra que começa em fevereiro. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h de terça-feira às 7h de ontem, precipitações em apenas sete municípios. As três maiores foram observadas em Quixeramobim (29.4mm), Amontada (29mm) e Marco (21mm). Esse quadro deve perdurar nos próximos dias. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas neste período, permanece afastada da costa. A Funceme prevê para hoje tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas na Serra da Ibiapaba e na região jaguaribana. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado. Para amanhã, céu aberto a parcialmente nublado.
Em abril passado, as chuvas ficaram abaixo da média em torno de 38% e, neste mês, há elevado risco de o quadro se repetir. A média histórica de abril é de 188mm e a de maio é de 90.6mm, praticamente a metade. O meteorologista Raul Fritz disse que há uma tendência, nos próximos dias, de diminuição das chuvas e que neste ano os eventos são característicos de precipitações bem localizadas.
O Ceará atravessa um ciclo de estiagem de seis anos, desde 2012, com chuvas abaixo da média na maioria das regiões interioranas e com perdas seguidas de suas reservas hídricas e da safra agrícola.
Açudes
De acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o volume médio atual nos 153 açudes monitorados é de 12,7%. Ontem, foram verificados aportes de apenas 2,4 milhões de metros cúbicos, em 37 açudes. Há nove açudes sangrando, 38 em volume morto e 17 permanecem secos. Os reservatórios que estão transbordando são: Acaraú Mirim (Massapê); Angicos (Coreaú); Gameleira e Quandu (Itapipoca); Itabebussu e Maranguapinho (Maranguape); Itaúna (Granja), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Tucunduba (Senador Sá).
Números
7
municípios registraram chuvas de terça para quarta-feira. As três maiores foram observadas em Quixeramobim (29.4mm), Amontada (29mm) e Marco (21mm)
12,7
é o percentual de acúmulo de água nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no Estado do Ceará