Prefeitura de Catarina

Seja bem-vindo (a). Hoje é

Audiência Pública discute transposição das águas do São Francisco na Câmara de Iguatu

Foto - Honório Barbosa - Diário Centro Sul
A Câmara Municipal de Iguatu realizou audiência pública para debater sobre recursos hídricos e transposição das águas do Rio São Francisco. O evento contou com a participação do deputado federal, Odorico Monteiro (Pros), presidente da Comissão Externa da Câmara Federal que trata das obras de transposição do Rio São Francisco. A audiência foi uma iniciativa do vereador Marconi Filho (Pros). “A crise hídrica tem nos afeta e nos traz preocupação”, frisou. O deputado federal Odorico Monteiro (Pros) destacou o esforço dos parlamentares para a retomada da obra de transposição do Eixo Norte, que vai transferir o recurso hídrico para o Ceará. “A gente sugeriu mediante a urgência que a obra
fosse retomada com dispensa de licitação, mas não foi aceita pelo Ministério e agora a questão está judicializada”, frisou.
O parlamentar observou que a seca atual é a mais severa em 100 anos e defendeu a ideia de construção de uma barragem sob a ponte rodoviária de Iguatu no Rio Jaguaribe para criação de um lago permanente quando as águas do São Francisco chegarem ao Ceará e a Iguatu, por meio do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) através do Rio Cariús. Ele também frisou a necessidade de realização de obras de saneamento básico nas cidades que despejam os dejetos no leito do Rio Jaguaribe.
Odorico Monteiro também frisou a necessidade de ampliação da outorga de água do Rio São Francisco para o Ceará.