Prefeitura de Catarina

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Analista judiciário do Fórum de Catarina, José Rodrigues Filho (Dêgo), presta homenagem ao cearense Belchior, ícone da MPB.

Fotos - Facebook e Internet
Eu era estudante do curso de Engenharia Civil na UFC, em Fortaleza-CE, no final da década de 1980. Lembro-me muito bem que na universidade eu sempre ouvia e até decorava grande parte das músicas desse grande compositor, intérprete e artista cearense, falecido recentemente, que considero um dos maiores ícones da música popular brasileira. As músicas de Belchior incomodaram bastante o regime militar, pois as letras traduziam e ainda traduzem a luta do povo brasileiro por dias melhores.

O pior de tudo é saber que nossos ídolos estão perecendo e que não mais surgem os substitutos, como acontecia há pouco tempo atrás. O que está acontecendo com este país que está realmente carente de ídolos, de patriotismo, de sinceridade, de ética, de humildade, de honestidade, enfim, que não está oferecendo oportunidade a seus filhos para que tenham a mínima perspectiva de um futuro melhor. Uma nação só será independente, tanto política quanto economicamente, quando a população realmente vislumbrar que o único caminho para buscá-la é por meio da educação.

Sem educação não iremos a lugar nenhum. Sem educação nossos ídolos desaparecem. Portanto, para que nossos ídolos reapareçam e nosso país se torne realmente independente é necessário uma política eficaz de educação, o que, infelizmente, não vejo preocupação nesse sentido pelos atuais governantes deste gigante e amado país. É necessário e urgente que medidas sejam tomadas para que possamos sair desse estado de letargia, dessa miséria, desse estado de calamidade, desse estado de desestímulo, que assolam com grande vigor a maior parte da população brasileira. Só e somente só a educação poderá transformar o nosso povo, desenvolver a sua criatividade, a sua personalidade, o seu senso crítico e, enfim, prepará-lo para o pleno exercício da cidadania.

Transformando o povo, consequentemente, há a transformação do país. Sem educação continuaremos a ser um país de alienados, o que não levará a lugar nenhum. Sem educação nossos ídolos desaparecem. Por isso, é necessário que povo brasileiro acorde e faça uma reflexão a esse respeito, pois esta nação necessita urgentemente de sua contribuição. Feliz dia do trabalho para todos.

José Rodrigues Filho (Dêgo)

Catarina/ CE, 01/05/2017.