terça-feira, 7 de agosto de 2012

Catarina: os catarinenses estão vivendo um momento histórico acompanhando a entrada de Catarina no Século XXI.


Bairro Lagoinha, um desenvolvimento visto por todos.
Posto de Saúde moderno, Creche, saneamento básico, água encanada, iluminação, pavimentação e coleta seletiva de lixo.

 Por – Diomar Araújo

Na administração do Prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade foi feito o alicerce para a concretização do desenvolvimento em Catarina. Basta olhar pela janela e ver o quanto nosso município melhorou e cresceu. Agora a população confirma mais uma vez o compromisso em continuar construindo um futuro melhor para Catarina, com mais avanços. Muito já foi feito, mas ainda há muito a fazer. 

Muitos prometeram mais desenvolvimento e obras faraônicas para o nosso município, mas na realidade só ficaram nas promessas. Em Catarina há pouco tempo, era uma dificuldade andar poucos metros, por conta dos buracos, da falta de calçamento e das estradas carroçais.

Catarina praticamente não conhecia pavimentação. Hoje quase todas as ruas do nosso município foram reformadas, Dr. Jefferson ficou conhecido como o prefeito que mais pavimentou ruas na história de Catarina. Agora não tem mais lama nos pés, topadas e quedas em buracos. As comunidades de Baixa grande, Veados, São Gonçalo e Figueiredo, já aproveitam para caminhar com segurança em suas ruas totalmente estruturadas. 

Catarina é um município em construção, dá gosto de ver tanta obra beneficiando a população. Você pode comprovar escutando o depoimento do Sr. Antonio Gomes da Silva, residente no Bairro Lagoinha.


 É assim que Catarina tira as pedras dos seus caminhos, confiando em quem faz o melhor para a população e não fica só no "disse-me-disse".


Coligações desrespeitam Justiça Eleitoral e tem carros de som apreendidos

FOTO - FAGNER LEANDRO
A apreensão se deu, segundo o juiz e o promotor eleitoral, Dr. Josué de Sousa Lima Júnior e Dr. Francisco das Chagas, respectivamente, em virtude do desrespeito desses automóveis para com os cidadãos de Iguatu, principalmente no centro da cidade.

Uma reunião com os representantes legais das coligações, a igreja e a CDL, e também a presença da Mais FM( única emissora convidada para a reunião), foi realizada a portas fechadas na Justiça Eleitoral com o intuito de expor às referidas coligações a indignação do juiz e do promotor eleitoral sobre os acontecimentos do fim de semana, quando foram realizados dois eventos na cidade pelas duas principais coligações.

Segundo o juiz eleitoral, Dr. Josué, os dois eventos desrespeitaram a Justiça Eleitoral e também as pessoas de bem de Iguatu. O juiz ainda citou que foi acordado na manhã desta segunda-feira, 06/08, com uma artilharia de fogos por toda a cidade, e que não sabia o porquê do acontecido. Somente depois de conversar com um dos homens que era responsável pela artilharia, é que descobriu que se tratava de uma pesquisa eleitoral divulgada durante a madrugada.

Em menos de um mês de campanha, a Justiça Eleitoral de Iguatu já pode perceber que as coligações não medem as consequências para atingir os seus objetivos.

A Justiça foi afrontada, segundo Dr. Josué e Dr. Francisco das Chagas. Eles informaram, durante a reunião, que todos os envolvidos na balbúrdia do fim de semana, serão multados e responsabilizados pelos acontecimentos. Dr.Josué informou aos presentes que os veículos apreendidos não serão liberados por ele. O processo será enviado para a Justiça Comum. Os representantes das coligações foram advertidos de que a Justiça vai continuar agindo e , que se for necessário, os candidatos que burlarem a Lei eleitoral, terão suas candidaturas indeferidas.


Mergulhadores de Iguatu capturam Pirarucu de 60 quilos

Nicael Holanda, Francisco, Mineirinho e Chico Holanda são quatro mergulhadores amantes da pesca. E no último domingo (05) capturaram um Pirarucu de 60kgs em Acopiara.
O Pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce.


Não é um feito inédito, uma vez que a equipe já fez a captura de outros três pirarucus, um deles com 103 quilos. O cinegrafista Micael 'Bombom' registrou momentos da captura, cujas imagens foram cedidas com exclusividade à emissora.

Os mergulhadores estiveram na redação da Rádio Mais, conversando com a equipe. A entrevista pode ser conferida em nossos noticiários.

Assassinato em Iguatu: Sobrinho mata tio a facadas no bairro Prado

Na tarde deste Domingo (05), por volta das 13h40min, a Polícia Militar foi solicitada para a rua Padre José Marques nº 241, bairro Prado nesta urbe, onde havia uma discussão entre Tio e Sobrinho.

A polícia compareceu ao local, constatou que o Sr. Francisco Jacinto de Oliveira, 45 anos, tinha sofrido uma perfuração à faca na região do pescoço, sendo socorrido de imediato para o Hospital Regional de Iguatu, mais não resistiu ao ferimento entrando em óbito.

Segundo informações da Polícia, foi identificado o adolescente de 17 anos, sendo sobrinho da vítima e causador do delito, e logo se evadiu tomando rumo ignorado, a polícia conseguiu efetuar a apreensão do adolescente.


CAPTURADO ACUSADO DE PRATICAR HOMICIDIO

Foi capturado no inicio da manhã dessa segunda-feira,06,o autor do homicidio ocorrido no inicio da noite desse domingo,05,em um bar,no Prourb,que teve como vitima,Francisco de Sousa de Melo,20 anos.Iderlânio Pereira,que trabalha como gari e reside também no bairro Bezerra e Sousa,foi capturado pela Policia Militar nas proximidades daquele bairro.Ele ainda estava com a faca que usou para praticar o crime.Iderlânio foi conduzido para a 14ª delegacia de policia onde deve ser autuado em flagrante,depois de ser ouvido pela autoridade policial.

Foi registrado no municipio de Independência um assassinato à bala.A vitima foi Antonio genailson Fernandes,23 anos,que residia no municipio de Novo Oriente.Esse rapaz acompanhado de outra pessoa,tentava um assalto contra uma residência localizada na fazenda Araújo,quando houve a reação de moradores.Genailson tombou com um tiro que atingiu seu queixo.O companheiro conseguiu fugir e não foi identificado.

Mais um acidente fatal na BR-020.O acidente aconteceu na divisa de Tauá com o municipio de Pedra Branca,na localidade de Cruzeta.O rapaz identificado apenas como Candinho,que residia em Pedra Branca,caiu da motocicleta que pilotava,vindo a falecer quando era socorrido para o hospital.O garupeiro,identificado apenas como Stalone,também residente na cidade de Pedra BrancA,ficou ferido e foi socorrido para a unidade hospitalar daquele municipio.

No CE, suspeito mata acidentalmente o comparsa em tentativa de assalto

Um suspeito de assalto matou acidentalmente o comparsa durante um roubo a residência na cidade de Independência, no interior do Ceará, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a polícia, um dos assaltantes tentou atirar no proprietário da casa, que reagiu ao assalto. O suspeito acertou o tiro no queixo do comparsa, que tentava imobilizar o dono da residência em luta corporal.

A Polícia Militar diz que, quando chegou ao local do crime, o homem já estava morto. Com o corpo estava uma faca e a chave de uma moto, supostamente usada na tentativa de assalto. O outro homem fugiu e está foragido sem levar nada.

O dono da casa invadida e a mulher prestaram depoimento nesta segunda-feira (6). Ainda de acordo com a polícia, os donos da casa não tiveram ferimentos. O crime ocorreu na noite deste domingo (5), na localidade de Araújo, Zona Rural de Independência. O corpo do assaltante foi levado ao Instituto Médico Legal de Iguatu.

A polícia faz buscas pelo suspeito foragido e diz que reforçou a segurança na localidade de Araújo, já que os donos da casa invadida disseram à polícia que se sentem inseguro. De acordo com a Polícia Militar, a presença de policiais na Zona Rural da cidade é pequena, devido ao pequeno número de policiais na cidade, de 13 soldados.

TRE inicia distribuição de urnas eletrônicas no interior do Ceará

TRE inicia distribuição de urnas eletrônicas (Foto: TRE-CE/Divulgação)
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Seção de Administração e Manutenção de Urnas Eletrônicas (URNAS), iniciou a distribuição de urnas eletrônicas para as zonas eleitorais do interior do estado, para as eleições municipais deste ano, em 7 de outubro.
Até então, apenas a 108ª Zona Eleitoral, em Chaval, havia recebido as urnas em quantidade integral. Em 30 de julho foram contempladas 16 zonas eleitorais e enviadas 2.133 urnas. A distribuição continua nesta semana, segundo o TRE, com a entrega de 529 urnas em Pentecoste, São Luís do Curu e Itapajé.

Após o cumprimento deste roteiro, o caminhão que faz a entrega de urnas seguirá para fazer a distribuição dos centros de armazenamento e manutenção de urnas eletrônicas (CAMUs) de Itapipoca e Sobral, com previsão de conclusão para o dia 12 de agosto.
Nas próximas eleições, funcionarão, em todo o Estado, cerca de 19.500 seções eleitorais. Para atender toda a demanda, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE vai preparar em torno de 22.500 urnas para que o próximo pleito transcorra sem problemas.

ESPORTES -LINKS

 
 

Ficha limpa - MP critica alterações na lista do TCM

A retirada de sete nomes da lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) gerou reação do Ministério Público (MP) Federal, que considerou a decisão da Corte uma tentativa de burlar a chamada Lei da Ficha Limpa, aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano.

Na sessão do último dia 26 de julho, o TCM excluiu da lista que foi encaminhada à Justiça Eleitoral os nomes de Eduardo Ribeiro Lima, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, Ana Helena Paula Pessoa Neves de Araújo, Antônio Almir Bie da Silva, João Batista Bastos Lira, José Stenio Rios e Paulo Ricardo Gomes. A decisão foi tomada, atendendo ai pedido dos advogados dos gestores, que argumentavam nulidades aos processos administrativos em razão da não observância da ampla defesa.

No entanto, como a decisão tomada pelo TCM já era definitiva e em alguns casos a própria Justiça não havia identificado nulidade no processo, o MP Federal discorda da medida. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, esse tipo de decisão representa um retrocesso na aplicação da chamada Lei da Ficha Limpa, aprovada por iniciativa popular com o objetivo de impedir a candidatura daqueles gestores que tenham cometido crime contra o erário ou causado prejuízo doloso ao patrimônio público.

Tetra viral- CE deve receber 131 mil vacinas

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, anunciaram uma parceria para a transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK) para a produção nacional da vacina tetra viral. No Ceará, 131.385 crianças com idade a partir de um ano devem ser imunizadas em 2013.

A vacina deve proteger crianças de todo o País contra caxumba, rubéola e sarampo, já inseridas na tríplice viral, e a varicela, mais conhecida como catapora. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina será disponibilizada na rede pública a partir de agosto de 2013.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manoel Fonsêca, afirmou que a Sesa espera que as doses sejam antecipadas e cheguem ainda no começo de 2013. "Nós esperamos que chegue logo nos primeiros meses do próximo ano porque é nessa época - das chuvas - que as doenças, e especialmente a catapora, se propagam com maior facilidade aqui no Ceará", declarou o coordenador.

"Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela, e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação", declarou o ministro Alexandre Padilha.

Segundo Fonsêca, não houve morte por catapora no Ceará em 2012, mas ele enfatizou que, em adultos, a doença é mais forte e abre portas para doenças oportunistas. "O incômodo é comum em todas as idades, mas nas crianças a varicela é mais branda", explica.

Ataque a carro-forte no Centro provoca tiroteio

O cruzamento das ruas Guilherme Rocha e Senador Pompeu, um dos mais movimentados do Centro de Fortaleza, transformou-se em palco de um tiroteio no fim da tarde de ontem. Bandidos tentaram assaltar um carro-forte e houve confronto armado.

O crime ocorreu no momento em que milhares de fortalezenses se dirigiam para suas casas após o primeiro dia de trabalho da semana. A confusão se estabeleceu no momento em que cinco assaltantes, armados com revólveres e pistolas, tentaram roubar os malotes que estavam sendo recolhidos de uma loja por vigilantes da empresa de segurança privada Corpvs.

Segundo informações da Polícia, os vigilantes, que estavam armados com escopetas e revólveres, reagiram na hora da abordagem dos ladrões. O confronto continuou quando a quadrilha decidiu ´abortar´ o plano e fugir em direção à Praça José de Alencar. O tiroteio se estendeu por um quarteirão da Rua Guilherme Rocha. Dois transeuntes acabaram baleados.

Iguatu depende de Quixelô para abate de animais

Após a interdição do matadouro público de Iguatu, ocorrida no ano passado, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a matança de bovinos, ovinos e suínos foi transferida para a unidade da vizinha cidade de Quixelô, que é pequena e não atende a demanda e nem às normas de vigilância sanitária e de proteção ambiental. As condições são precárias. Os animais são abatidos com uso de machado e o corte das peças é feito no chão.

A Semace interditou o matadouro de Quixelô em fins de junho passado, mas, decorrida uma semana, a matança voltou a ser feita normalmente. Diariamente, são abatidos em média cerca de 50 animais, oriundos da cidade de Quixelô e de Iguatu. O espaço é pequeno para comportar os operários e os bichos. O trabalho começa por volta das 2 horas da madrugada e se estende até as 10 horas da noite.

Os marchantes e donos de animais concordam que o abate ocorre em condições precárias, mas avaliam que, se for suspensa novamente, a situação ficará pior. "Quando o matadouro foi interditado, há aproximadamente um mês, muita gente passou a matar na moita, em sítios próximos à Iguatu, sem nenhuma higiene e fiscalização sanitária", disse o criador, José Oliveira. "Outros levaram para Acopiara e a despesa ficou elevada".

O produtor Joaquim Lima observou que o matadouro da cidade de Quixelô, além de antigo, não foi construído para atender uma demanda elevada. "Qualquer pessoa percebe que não há mínimas condições de funcionamento", disse. "Os animais ficam no chão, são abatidos com machadadas e o piso e paredes estão estragados". Segundo ele, falta também sistema de tratamento para a água servida e os demais dejetos.

Conab pede mais 50 mil toneladas de milho para o CE

O Governo Federal já está se mobilizando para realizar um novo leilão de frete a fim de compor os estoques de milho para a continuidade do Programa de Vendas em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Ceará.

A informação é da superintendência do órgão, que já solicitou mais 50 mil toneladas do grão para abastecer os produtores nos meses de setembro e outubro. Por enquanto, os estoques de milho nas nove unidades da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Ceará continuam praticamente zerados.

O órgão aguarda a chegada de 24.500 toneladas do produto desde a segunda quinzena de julho. A situação aflige o homem do campo em todas as regiões do Estado, que passa dificuldades para alimentar o seu rebanho.

Mesmo com o fim da greve dos caminhoneiros, principal agravante da falta do produto nos armazéns da Conab - e no campo para os produtores alimentarem os animais - a situação ainda não se normalizou.

De acordo com a Conab, a continuidade do Programa ocorrerá na segunda quinzena deste mês. "Passamos por uma situação atípica e, mesmo com a greve tendo chegado ao fim, há um tempo para a regularização e retomada do Programa", informa Anastácio Fontelles, superintendente regional substituto.

Médico libera Lula para campanha

Depois de ser liberado pelos médicos até para "subir no palanque", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma reunião de três horas e meia com a presidente Dilma Rousseff, ontem, na capital paulista. O encontro ocorreu no escritório da Presidência, na Avenida Paulista.

Lula saiu do Hospital Sírio Libanês, após uma bateria de exames. A avaliação revelou que o paciente está bem de saúde. "A partir de agora, o presidente está liberado para fazer o que quiser. Se quiser fazer campanha, está liberado. Ele pode sair daqui e ir para um palanque e falar 24 horas", exemplificou o médico Roberto Kalil.

O candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse que vai aproveitar a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de todas as maneiras que puder, e sinalizou que amanhã Lula já pode participar de algum ato da campanha petista na maior cidade do País.

"Aguardei ansiosamente essa notícia, em primeiro lugar, pelo bem que queremos a ele. Estávamos rezando para que esse dia chegasse, para que ele estivesse plenamente apto a participar da vida política. Vamos poder contar com ele, ele está entusiasmado", disse Haddad.

Já o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, minimizou ontem o efeito da possível entrada do ex-presidente Lula na campanha do petista Fernando Haddad. "Isso já estava previsto. Só espero que ele possa se recuperar fisicamente", afirmou o tucano.

"Eu não tenho um Lula nem um não Lula", disse Serra, ao ser questionado se teria um cabo eleitoral como o ex-presidente.

Advogados negam que mensalão tenha existido

No terceiro dia do julgamento do mensalão, o primeiro dedicado às defesas dos réus, advogados se revezaram na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, para convencer os 11 ministros de que o mensalão não existiu.

O primeiro a falar foi José Luís Lima, defensor do ex-ministro José Dirceu, que fez uma apresentação repleta de referências à fala do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Lima atacou Gurgel, dizendo que não usaria Chico Buarque em sua fala, disse em referência à citação ao compositor feita sexta-feira.

O advogado negou as acusações contra Dirceu em cerca de 40 minutos do tempo de uma hora concedido. Em mais uma referência a Gurgel, Lima afirmou que as provas testemunhais, que a procuradoria diz condenar Dirceu, são as mesmas que ele usa para absolvê-lo. "O Ministério Público fechou os olhos para as provas dos autos".

E concluiu parafraseando a denúncia da procuradoria: "Entende a defesa que o pedido condenação de José Dirceu é o mais atrevido e escandaloso ataque à Constituição Federal".

Enquanto fazia sustentação oral em defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o criminalista Arnaldo Malheiros Filho , admitiu que houve caixa dois - uso de dinheiro não contabilizado - referente à campanha presidencial de 2002. O defensor negou, no entanto, o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso em troca de apoio ao governo Lula.

Jipe-robô faz pouso em Marte

O centro de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, na Califórnia, recebeu a confirmação de que o jipe-robô Curiosity pousou em segurança em Marte às 2h31 de ontem (horário de Brasília).

O sucesso da aterrissagem, que foi feita de modo totalmente automatizada, foi imediatamente comemorado com palmas, gritos e abraços na sala de apoio da missão do laboratório.

"Aterrissagem confirmada", disse Allen Chen, chefe de dinâmica de voo e operações da missão, assim que recebeu um sinal da sonda orbitadora Mars Odyssey, que retransmitiu as informações do jipe-robô. "Os dados da Odyssey estão fortes". Segundos depois, a câmera traseira do jipe transmitiu uma foto em preto e branco e baixa resolução mostrando uma das rodas do jipe tocando o solo de Marte, provocando mais euforia no laboratório. Curiosity, o maior artefato humano já levado até o solo de Marte, tem uma vida útil planejada para dois anos, durante a qual vai investigar a possibilidade de Marte já ter tido condições de abrigar vida.

Para colocar o jipe-robô no solo, foram usados três dispositivos. Primeiro, um escudo de proteção térmica ajudou a nave a entrar na atmosfera num impacto a 21 mil quilômetros por hora. Depois, um paraquedas supersônico desacelerou o módulo de aterrissagem e, por fim, um guindaste voador movido a retropropulsores o depositou no solo.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Governo do estado assina decreto autorizado convênio para reduzir os impactos da seca

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, foi autorizada pelo governo do estado a celebrar convênio para reduzir os impactos da seca no Ceará.

Serão utilizados recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF, cujo objeto será assegurar a subsistência e qualificação nutricional das respectivas comunidades beneficiadas.

Em média 2.311 associações de agricultores familiares cearenses serão ser ajudadas financeiramente pelo estado através deste decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Os recursos utilizados nos convênios a serem celebrados serão de natureza não reembolsáveis.

Agricultor diz em depoimento que antes da administração do prefeito Dr. Jefferson, ambulância em Catarina era fretada pelo paciente


Luiz da Luiza, Sítio Riachão, Catarina.
Reportagem – Diomar Araujo

Em depoimento a reportagem da Radio Portal dos Inhamuns FM 87,9, o agricultor Luiz Andrade Leite conhecido por Luiz da Luiza, residente na localidade de Sitio Riachão, zona rural do município de Catarina, se emociona ao falar sobre a administração do prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade que chega a quase oito anos,  e contou como era a administração anterior a atual.

Segundo o senhor Luiz da Luiza, além da família dele, outras tantas famílias já foram humilhadas  com abastecimento de água via carro-pipa, e já chegaram a fretar uma ambulância para socorrer a própria mãe.

Ele relembra bons e maus momentos: “hoje podemos dizer que Catarina tem tudo; antes do prefeito Dr. Jefferson assumir o comando do município de Catarina nós éramos desprezados pelos comandantes daquela época”, desabafa o senhor Luiz da Luiza, Sitio Riachão Catarina.

Ouça aqui o depoimento.



Hoje, Hospital Municipal de Catarina (Dr. Gentil Domingues) e o Centro Cirúrgico (Dr. Antonio Alves de Freitas) atendem pacientes do município  e regiões circunvizinhas. Segundo Valdir Cardoso diretor administrativo do Hospital, a uma determinação do prefeito Dr. Jefferson para que nenhum paciente de outro município saia sem atendimento.

Além de todo um complexo de saúde na sede do município de Catarina, moradores da zona rural dispõem de todo um atendimento médico e odontológico com profissionais altamente capacitados, veículos nos PSFs, ambulâncias, Topique e motorista 24 h de plantão, tudo isso, graças a administração do prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade que ao longo de oito anos de governo devolveu a democracia para o cidadão catarinense.


O secretário adjunto de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Haroldo Pontes,  parabeniza a administração do prefeito Dr. Jefferson, pelos investimentos na Saúde.





TAUAENSE ASSASSINADO EM PARAMBU

Foi assassinado na noite desse sábado,04, na localidade de Vila Isabel,municipio de Parambu,Paulo Pereira dos Santos,26 anos.Ele participava de uma festa naquela vila,no clube AABB,quando chegou um homem armado e disparou um tiro na face da vitima.O jovem faleceu no local.
 
Segundo informações da policia de Parambu,Paulo Pereira era natural de Tauá e trabalhava no salão de beleza Lucas Cabeleireiro.O autor do homicidio não foi identificado e nem localizado pela policia.O corpo da vitima foi conduzido pelo rabecão da pericia forense para os exames de necropsia no IML.Foi mais um crime com todas as caracteristicas de pistolagem,praticado em Parambu.

ENCONTRADO CORPO NA LAGOA DO PARQUE DA CIDADE

Foi encontrado no amanhecer desse domingo,05,nas águas da Lagoa do Parque da Cidade,no centro de Tauá,o corpo de um homem.Trajando um short preto e uma camisa azul,o corpo já se encontra em avançado estado de decomposição.Imediatamente foi acionado o Corpo de Bombeiros que fez o resgate,sendo em seguido conduzido para o hospital Dr. Alberto Feitosa.
 
Agora se aguarda a chegada do rabecão da pericia forense para que o corpo seja levado para o IML de Iguatu.Ainda não se tem identificação da vitima,que também não portava nenhum tipo de documento.

Atendado? Candidato a prefeito em Umari teve o carro atingido a bala

O candidato a prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Município de Umari (402Km de Fortaleza), João Paulo Lins Ferreira, teve seu carro atingido a bala, na manhã de ontem. 
O veículo, que estava estacionado na Rua Joaquim Daniel, nas proximidades de uma propriedade de terra pertencente ao irmão da vítima, estava vazio na hora da ocorrência. De acordo com João Paulo, que atualmente exerce a função de vice-prefeito da cidade, a ação pode ter sido provocada por adversários políticos.

Para registrar ocorrência, o parlamentar procurou a Delegacia Regional da Policia Civil de Icó, onde prestou depoimento ao delegado regional Marcos Sandro Lira.

Investigar
A perícia será realizada na próxima segunda-feira. Somente a partir do resultado a Polícia investigará a autoria do fato.

Dona de casa é atingida por golpe de foice

Um crime bárbaro foi registrado nesta sexta-feira (3) no município de Cedro, no Vale do Salgado, a dona de casa Maria Clevi Ferreira Silva, de 49 anos, residente no Sítio Lagoa da Onça na zona rural de Cedro, foi vítima de um atentado a foice.

O acusado é seu amante, o agricultor José Luiz da Silva, de 54 anos, mais conhecido como Zé Capão, que atingiu a mulher com uma foiçada cortando apenas o supercílio em virtude desta ter se afastado e corrido.

Acionada a policia compareceu ao local, mas não conseguiu prender o acusado. Clevi Ferreira foi levada as pressas ao hospital da cidade.

Cedro e Jaguaretama estão sem candidatos

Nos municípios de Cedro e Jaguaretama todas as candidaturas a prefeito foram indeferidas pelos juízes dos municípios. Afonso Cunha Saldanha (PMDB), mais conhecido como Bena que concorre à reeleição e Ari Saldanha (PSD) estão impedidos de continuar na disputa em Jaguaretama.
Até agora, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum dos candidatos recorreu da decisão do magistrado. Dr. Nilson (PSB) e João Viana (PP), candidatos a prefeito no município de Cedro também tiveram suas candidaturas indeferidas.

No site do TSE já são 40 indeferimentos de candidaturas de prefeitos no Ceará. Em Morada Nova, dos três que se registraram para concorrer à Prefeitura, apenas a candidata Bia, do PPS, permanece no páreo. O atual prefeito da cidade, Glauber Castro (PMDB), e Wanderley Nogueira (PT) tiveram suas chapas indeferidas.

Dezesseis candidatos caíram por se enquadrarem como “ficha suja”, pelo entendimento dos juízes da primeira instância sobre a Lei da Ficha Limpa. São eles:

Antônio Almir (PRB), em Itatira; Urias Alves (PTC), em Paraipaba; Luis Acácio (PSB) e Marcos Alberto (PSC), em Nova Rossas; Ilário Marques (PT), em Quixadá; Dr. Ary (PMDB) e Cleide Ribeiro, em Aracoiaba; Regina Lúcia (PSB), em Aracati; Wolner Santos (PSB), em Aratuba, Dr. Jesus (PMDB), em Canindé; João Coutinho (PT), em Meruoca; e Dr. Guimarães (PV), em Sobral.
Os candidatos de Jaguaretama e Cedro também tiveram as chapas indeferidas por conta da Lei da Ficha Limpa.

Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, em:
www.tse.jus.br e clique em DivulgaCand
 

Vacina contra catapora terá produção nacional

A vacina tetra viral que inclui a imunização contra a varicela, mais conhecida como catapora, além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral ofertada gratuitamente desde 1992, será oferecida a partir do próximo ano também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um acordo foi assinado neste sábado (4) no Rio de Janeiro entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK), que vai transferir gradualmente para o Brasil a tecnologia e a fórmula do princípio ativo da vacina. A tetra viral é dada em duas doses: para crianças de até 12 meses e a segunda aos 4 anos de idade.

Hoje a vacina só é oferecida na rede pública em épocas de surto. Com a tetra viral, o SUS passa a contar com 25 vacinas, sendo 13 ofertadas no calendário básico de imunizações.

Esportes

 
 

Pesquisa eleitoral - Nome do PRB lidera em Iguatu

A partir de hoje o Diário do Nordeste passa a publicar pesquisas que contratou ao Ibope sobre a sucessão municipal em alguns municípios cearenses. A primeira delas é de Iguatu, na Região Centro Sul do Estado, onde quatro candidatos disputam a Prefeitura: Aderilo Antunes Alcântara Filho (PRB), Francisco Murilo Andrade Braga (PPS), Mirian Almeida Rodrigues Sobreira (PSB) e Paulo Roberto Correira Lima (PTC) cujo registro de candidatura está como indeferido no site do TSE.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de agosto, com 301 eleitores do Município, apresentando uma margem de erro de 6 pontos percentuais e está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

O relatório feito pelo Ibope “aponta Aderilo, do PRB, em primeiro lugar com boa vantagem em relação aos demais candidatos. O candidato lidera a disputa com índice de 57% das intenções de voto, 28 pontos percentuais à frente do segundo colocado, a candidata do PSB, Mirian Sobreira, que atinge índice de 29%.

Completando o cenário, em um patamar bastante inferior, aparecem os candidatos Murilo Braga (PPS) com 1% e Paulo Lima (PTC), que foi citado, mas não atingiu 1% das intenções de votos.



























Eleições 2012 - Ainda há ressalvas sobre a Ficha Limpa

Segundo Francisco de Assis, coordenador da Ação Cearense de Combate à Corrupção e Impunidade, é preciso ampliar o controle social

A aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, ainda motiva questionamentos em relação ao impacto social que ela tem gerado. Mesmo com candidaturas a prefeito e vereador impugnadas devido às irregularidades, a legislação ainda não é temida por políticos e gestores, principalmente no Interior do Estado. É o que afirma o coordenador da Ação Cearense de Combate à Corrupção e Impunidade (Acecci), Francisco de Assis Soares. "Nos municípios, os candidatos não estão preocupados, porque essas práticas (de corrupção) já se tornaram cultural", justifica.

O coordenador da Acecci avalia que houve um avanço em relação aos pleitos anteriores, pois, na última eleição, muitos candidatos conseguiram se eleger mesmo com a "ficha suja". Apesar dos avanços, complementa, "essa eleição ainda terá muito o que caminhar para termos uma eleição digna, sem compras de voto e sem populismo".

Para o advogado Djalma Pinto, os resultados da Lei da Ficha Limpa só serão percebidos "em um futuro longínquo". O advogado acredita que o ideal seria a extinção da lei a longo prazo. Outro questionamento levantado por Djalma Pinto é a falta de clareza dos candidatos quando se fala em transparência. "É preciso aprofundar o debate para fazer alguns questionamentos essenciais para sabermos como se vai garantir transparência na gestão pública", aponta.

Fim de semana - 26 mortos em crimes de homicídio e acidentes

Entre a noite de sexta-feira e o começo da tarde de ontem, a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) registrou 26 mortes violentas. Os homicídios lideram com 13 casos a bala e dois a faca. O trânsito deixou nove mortos. Houve ainda uma morte por queda e um suicídio por enforcamento.

Dos crimes de morte registrados, dois ocorreram em dois bairros que fazem parte do ´Território da Paz´. Por volta de 8 horas de sábado, André Jackson Pinheiro Nascimento, 31, mais conhecido por ´Cabeludo´, foi assassinado com 12 tiros e, em seguida, teve o corpo jogado no canal que passa na Rua Taubaté, no bairro Granja Portugal.

Segundo a Polícia, ´Cabeludo´ era acusado de roubos, tráfico de drogas e de recrutar adolescentes para que praticassem assaltos dentro de transportes coletivos. Na Rua B, casa 310, no Conjunto Jardim Fluminense II, Antônio Marcelino Marques, 24, que não tinha antecedentes criminais, foi assassinado com duas facadas.

Roubos a bancos - Bando é suspeito de vários assaltos

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Romério Almeida, investiga o envolvimento dos cinco membros da quadrilha presa na sexta-feira passada, nas mais recentes ações criminosas contra bancos e carros-forte no Interior do Estado do Ceará.

De acordo com o delegado, os acusados, pelo modo de agir, são suspeitos de participação nas explosões das agências do Banco do Brasil (BB) nas cidades de Pentecoste e Banabuiú. Comprovadamente, eles agiram em Milhã, na madrugada última quinta-feira.

Somente neste ano, 77 pessoas foram presas por envolvimento em ações criminosas contra instituições financeiras públicas e privadas, bem como a veículos de transporte de valores. Em 2011, foram presos 72 quadrilheiros.

"São bandidos de alta periculosidade, bastante organizados. Todos eles se conhecem e combinam as ações criminosas no Ceará e outros Estados do Nordeste", ressalta Almeida. O delegado lembrou que todas as ações criminosas dessas quadrilhas são investigadas com grande aparato humano e científico. "Já conseguimos prender bandidos antes que pudessem agir. Quando conseguem o intento, damos logo uma resposta", lembrou o titular da DRF, garantindo que nenhum crime cometido por esses grupos ficará sem a rápida resposta da Polícia, tendo em vista que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de acordo com a determinação do titular da Pasta, coronel Francisco Bezerra. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Werisleik Pontes Matias, informou que a SSPDS e a 10ª Região Militar estudam meios de fazer um controle maior do comércio de explosivos no Estado, tendo em vista que os bandidos, ultimamente, utilizam artefatos de uso controlado nas ações contras agências bancárias e carros-fortes.

Quixeramobim - Exército chega para treinamento

As tropas da Força de Pacificação Atlântico devem iniciar, na manhã de hoje, as ações de campo da Operação Quixarás, como foram batizados os exercícios de treinamento realizados pelo Exército Brasileiro no Sertão Central do Estado do Ceará.

As manobras contarão com a participação de militares do 4º Batalhão de Comunicações - Recife (PE); do 24º Batalhão de Caçadores - São Luís (MA); do 25º Batalhão de Caçadores - Teresina (PI); da 26ª Circunscrição de Serviço Militar - Teresina (PI); da Aviação do Exército - Taubaté (SP); e de 132 atiradores do Piauí.

A partir das 9h, mais de 700 oficiais e soldados estarão reunidos no Estádio Municipal de Quixeramobim para receberem o Comando Geral da 10ª Região Militar (10ªRM), responsável pela operação. O Estádio Álvaro Carneiro, conhecido popularmente como Carneirão, também será utilizado como ponto de pouso e decolagem para os dois helicópteros utilizados na Operação Quixarás.

Gripe A - Estados registram 88% das mortes

Curitiba.  Das 254 mortes de pacientes decorrentes do vírus Influenza H1N1 registradas este ano pelo Ministério da Saúde, 223 ocorreram em cinco estados do centro-sul do país - os três da Região Sul, além de São Paulo e Minas Gerais. O número equivale a 87,8% do total de óbitos registrados no País em 2012.

O Estado com a maior quantidade de ocorrências é Santa Catarina (72 mortes), seguido por São Paulo (53), Rio Grande do Sul (49), Paraná (33) e Minas Gerais (16). Os dados, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), estão atualizados até o último dia 29 de julho deste ano.

O Ministério da Saúde detectou nas últimas semanas uma redução do número de mortes causadas pela doença. O pico de ocorrências teria ocorrido entre os dias 17 e 23 de junho, quando 46 pessoas morreram no País.

Nas três semanas seguintes, esse total caiu sucessivamente para 36, 28 e 18. Como ainda há óbitos em investigação, esses números devem sofrer alterações nos próximos dias.

O total de mortes ocorridas em 2012 corresponde, até o momento, a 12,3% do total verificado em 2009, quando 2.060 pessoas morreram no Brasil. Naquele ano, os mesmos cinco estados concentraram 74% dos óbitos. O fim da pandemia da doença foi decretado em agosto de 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O ministério alerta que o antiviral oseltamivir, conhecido pelo nome comercial Tamiflu, é mais eficaz nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas. O medicamento reduz as chances de evolução da doença para um quadro grave. Os médicos brasileiros estão orientados a receitar o oseltamivir.

Saliva do Carrapato - Proteína é eficaz contra câncer

Proteína presente na saliva do carrapato-estrela pode reduzir tumores cancerígenos, sobretudo dos tipos melanoma, de pâncreas e renal. É o que indica pesquisa do Instituto Butantã.

De acordo com a coordenadora do estudo, Ana Maria Tavassi, os pesquisadores buscavam, inicialmente, encontrar capacidade anticoagulante na saliva do animal, mas perceberam que a proteína também agia diretamente nas células. "Fizemos estudos em células normais e tumorais. A proteína não exercia ação em células normais, mas tinha uma atividade capaz de matar as células tumorais".

O próximo passo são os testes pré-clínicos, que vão avaliar a segurança farmacológica da proteína. O prazo é de que, em dois anos, a pesquisa tenha o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Tiroteio em templo religioso mata ao menos sete nos EUA

Fieis de um templo religioso nas cercanias de Milwalkee, no Estado americano de Wisconsin, foram atacados por um atirador na manhã de ontem, durante uma cerimônia religiosa. Ao menos sete pessoas morreram, de acordo com informações da Polícia. Os tiros foram disparados no interior de um templo sikh (religião monoteísta indiana). Aparentemente o crime foi de motivação racial.

Quatro pessoas foram baleadas dentro do prédio e as outras três do lado de fora, incluindo o atirador, que foi morto pela polícia. O ataque ocorreu em Oak Creek, na região de Milwaukee, uma pequena cidade com cerca de 35 mil habitantes.

A porta-voz do hospital de Milwaukee, Carolyn Bellin, declarou que três homens, vítimas do tiroteio, estão sendo atendidos. Conforme informou ontem, um deles estava sendo operado, o outro estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e o terceiro estava sendo avaliado pela equipe de emergência.

A rede americana "CNN" e a imprensa local afirmaram que havia dois atiradores e que um deles continuava no interior do edifício com reféns. Entretanto, a polícia informou, por volta das 16h, que não há evidências de um segundo atirador.

domingo, 5 de agosto de 2012

Atendado? Candidato a prefeito em Umari teve o carro atingido a bala

O candidato a prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Município de Umari (402Km de Fortaleza), João Paulo Lins Ferreira, teve seu carro atingido a bala, na manhã de ontem. 
O veículo, que estava estacionado na Rua Joaquim Daniel, nas proximidades de uma propriedade de terra pertencente ao irmão da vítima, estava vazio na hora da ocorrência. De acordo com João Paulo, que atualmente exerce a função de vice-prefeito da cidade, a ação pode ter sido provocada por adversários políticos.

Para registrar ocorrência, o parlamentar procurou a Delegacia Regional da Policia Civil de Icó, onde prestou depoimento ao delegado regional Marcos Sandro Lira.

Investigar
A perícia será realizada na próxima segunda-feira. Somente a partir do resultado a Polícia investigará a autoria do fato.

ENCONTRADO CORPO NA LAGOA DO PARQUE DA CIDADE

Foi encontrado no amanhecer desse domingo,05,nas águas da Lagoa do Parque da Cidade,no centro de Tauá,o corpo de um homem.Trajando um short preto e uma camisa azul,o corpo já se encontra em avançado estado de decomposição.Imediatamente foi acionado o Corpo de Bombeiros que fez o resgate,sendo em seguido conduzido para o hospital Dr. Alberto Feitosa.
 
Agora se aguarda a chegada do rabecão da pericia forense para que o corpo seja levado para o IML de Iguatu.Ainda não se tem identificação da vitima,que também não portava nenhum tipo de documento.

TAUAENSE ASSASSINADO EM PARAMBU

Foi assassinado na noite desse sábado,04, na localidade de Vila Isabel,municipio de Parambu,Paulo Pereira dos Santos,26 anos.Ele participava de uma festa naquela vila,no clube AABB,quando chegou um homem armado e disparou um tiro na face da vitima.O jovem faleceu no local.
 
Segundo informações da policia de Parambu,Paulo Pereira era natural de Tauá e trabalhava no salão de beleza Lucas Cabeleireiro.O autor do homicidio não foi identificado e nem localizado pela policia.O corpo da vitima foi conduzido pelo rabecão da pericia forense para os exames de necropsia no IML.Foi mais um crime com todas as caracteristicas de pistolagem,praticado em Parambu.

Vale a pena ler de novo: SDSE de Catarina recebe prêmio de melhor gestão do Ceará.


Reportagem -  Diomar Araújo


A secretaria de Desenvolvimento Social e Empreendedorismo do município de Catarina foi homenageada pelo grande desempenho na gestão do Programa Bolsa Família. Melhores índices do IGD-M e melhores praticas desenvolvidas. Dr. Jefferson prefeito de Catarina, Sidiney Souza e Tatiana Rodrigues coordenadores do CadÚnico no município estiveram presentes no evento.

O município de Catarina, localizado na região dos Inhamuns, (a 398 km de Fortaleza)  foi premiado mais uma vez pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS pela excelência de atendimento e transparência na gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

 O evento Foi realizado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Governo Federal no Hotel Praia Centro, em Fortaleza para apresentar o balança dos 10 anos de implantação do CadÚnico.

Ao lado do prefeito de Catarina Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, a Primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Empreendedorismo, Dra. Fernanda Ribaisa, recebeu das mãos do titular da STDS, Evandro Leitão o prêmio “Intersetorialidade em Foco. 10 anos do CadÚnico”.

O IGD-M citado acima é um indicador que mede o percentual de cadastros validos e a taxa de atualização dos mesmos no município. Em abril deste ano, iniciamos a atualização geral de todas as famílias inseridas no CadÚnico do município, bem como a inclusão de novas famílias. Essa ação e realizada de forma continua e as famílias devem atualizar os dados do cadastro no máximo de dois em dois anos.

A base de dados do município de Catarina conta hoje com aproximadamente 2.500 cadastros e a folha de pagamento do Programa Bolsa Família tem um total de mais de RS 190.000,00.

“É em cima desses valores que trabalhamos incansavelmente para manter os dados sempre atualizados, com o objetivo de refletir a realidade das famílias em situação de vulnerabilidade social do município, e beneficiar realmente quem precisa do benefício” ,enfatiza Sidiney Souza, coordenador do CadÚnico em Catarina.

 Parabéns Dra. Fernanda e sua equipe representada por Sidiney Souza e Tatiana Rodrigues durante o evento, pela competência e responsabilidade social. Agradeço aos que ficaram em Catarina e a Sephora Vieira Coura, ex-gestora do Programa Bolsa Família em Catarina. Disse Dr. Jefferson.
Dra. Fernanda Ribaisa dedicou o prêmio a todos que fazem a administração municipal de Catarina em especial a população por contribuir para com o crescimento da cidade.

Diretores da Associação dos Cabos e Soldados viajam a Brasília‏

Diretores e associados da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará foram a Brasília nesta sexta-feira (3) para participar de audiência pública no Ministério da Justiça sobre a desmilitarização e unificação das polícias militares e corpos de bombeiros militares.

Por - Antonio Cleudo da Silva  para o Blog do Diomar Araujo

ESPORTES

 
 
 

Registro de candidaturas - Vice indeferido torna a chapa inapta


Em alguns municípios do CE, o indeferimento de candidatos a vice tem deixado prefeituráveis inaptos para a disputa

As candidaturas majoritárias, aquelas em que existem dois candidatos, um postulando a vaga de prefeito e outro a de vice-prefeito, são indeferidas, muitas vezes, não por conta de problemas envolvendo o prefeiturável, mas seu vice. Isso é que o que vem acontecendo em alguns municípios do Ceará, onde as candidaturas indeferidas acabam contaminando toda a chapa.

Um exemplo disso aconteceu no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando a candidatura de Auri Costa Araripe (PR) foi prejudicada em razão do indeferimento do registro de seu vice, o empresário Francisco José Cunha Queiroz, que teve contas desaprovadas. A coligação formada por 11 partidos recorreu da decisão do juiz da 49ª Zona Eleitoral, Cláudio Augusto Marques Sales, que tem até hoje para apresentar outra sentença.

O mesmo aconteceu na cidade de Martinópole, onde o postulante a prefeito Francisco José Lopes (PSD) está com a candidatura indeferida por conta de sua vice, a pedagoga Alice Alves Monte, do PRP. Esta também teve contas desaprovadas, quando foi secretária de Educação daquela cidade.

Outras candidaturas foram indeferidas nesta semana em municípios da Grande Fortaleza. Em Horizonte, o candidato José Rocha Neto (PTB) teve sua postulação indeferida pelo juiz eleitoral daquela Zona. A sentença foi apresentada na tarde da última sexta-feira, e ainda será dado o veredicto da candidatura do atual prefeito do Município que tenta reeleição, Manoel Gomes de Farias Neto (PSDB), o "Nezinho".

Roubo a banco - Polícia apresenta a quadrilha presa

Os cinco acusados de envolvimento na explosão da agência do Banco do Brasil em Milhã chegaram à Capital na manhã de ontem. Eles foram levados direto para Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e apresentados à Imprensa.

Os acusados são, Alex Ferreira da Costa, 30; Joaquim Santana Vasconcelos Filho, 18; Felipe Campos Liberato, 20; Antônio Wellington Gomes, 27, e Eloísa Liberalina Veras Santiago, 24. O comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Hervano Macêdo Júnior, participou do cerco aos bandidos e providenciou a imediata transferência dos acusados.

Os suspeitos foram presos no distrito de Cangati, em Banabuiú. Nenhum deles quis apresentar a versão à Reportagem sobre a ação criminosa. O coronel Hervano Macêdo informou que a Polícia Militar permanece com o cerco na região. O titular da DRF, delegado Romério Almeida informou que todos os acusados foram autuados em flagrante em virtude de ter havido perseguição contínua.

O secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra; e o comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias; comparecem à DRF. Três revólveres calibre 38 e 12 celulares foram encontrados em poder dos acusados, além de um Voyage e de um Fiat Uno. Os veículos foram utilizados pelo bando após o ataque ao banco.

Roubo a banco - Polícia apresenta a quadrilha presa

Os cinco acusados de envolvimento na explosão da agência do Banco do Brasil em Milhã chegaram à Capital na manhã de ontem. Eles foram levados direto para Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e apresentados à Imprensa.

Os acusados são, Alex Ferreira da Costa, 30; Joaquim Santana Vasconcelos Filho, 18; Felipe Campos Liberato, 20; Antônio Wellington Gomes, 27, e Eloísa Liberalina Veras Santiago, 24. O comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Hervano Macêdo Júnior, participou do cerco aos bandidos e providenciou a imediata transferência dos acusados.


Os suspeitos foram presos no distrito de Cangati, em Banabuiú. Nenhum deles quis apresentar a versão à Reportagem sobre a ação criminosa. O coronel Hervano Macêdo informou que a Polícia Militar permanece com o cerco na região. O titular da DRF, delegado Romério Almeida informou que todos os acusados foram autuados em flagrante em virtude de ter havido perseguição contínua.

O secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra; e o comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias; comparecem à DRF. Três revólveres calibre 38 e 12 celulares foram encontrados em poder dos acusados, além de um Voyage e de um Fiat Uno. Os veículos foram utilizados pelo bando após o ataque ao banco.

Roubo a banco - Polícia apresenta a quadrilha presa

Os cinco acusados de envolvimento na explosão da agência do Banco do Brasil em Milhã chegaram à Capital na manhã de ontem. Eles foram levados direto para Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e apresentados à Imprensa.

Os acusados são, Alex Ferreira da Costa, 30; Joaquim Santana Vasconcelos Filho, 18; Felipe Campos Liberato, 20; Antônio Wellington Gomes, 27, e Eloísa Liberalina Veras Santiago, 24. O comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Hervano Macêdo Júnior, participou do cerco aos bandidos e providenciou a imediata transferência dos acusados.


Os suspeitos foram presos no distrito de Cangati, em Banabuiú. Nenhum deles quis apresentar a versão à Reportagem sobre a ação criminosa. O coronel Hervano Macêdo informou que a Polícia Militar permanece com o cerco na região. O titular da DRF, delegado Romério Almeida informou que todos os acusados foram autuados em flagrante em virtude de ter havido perseguição contínua.

O secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra; e o comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias; comparecem à DRF. Três revólveres calibre 38 e 12 celulares foram encontrados em poder dos acusados, além de um Voyage e de um Fiat Uno. Os veículos foram utilizados pelo bando após o ataque ao banco.

Roubo a banco - Polícia apresenta a quadrilha presa

Os cinco acusados de envolvimento na explosão da agência do Banco do Brasil em Milhã chegaram à Capital na manhã de ontem. Eles foram levados direto para Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e apresentados à Imprensa.

Os acusados são, Alex Ferreira da Costa, 30; Joaquim Santana Vasconcelos Filho, 18; Felipe Campos Liberato, 20; Antônio Wellington Gomes, 27, e Eloísa Liberalina Veras Santiago, 24. O comandante de Policiamento do Interior, coronel PM Hervano Macêdo Júnior, participou do cerco aos bandidos e providenciou a imediata transferência dos acusados.


Os suspeitos foram presos no distrito de Cangati, em Banabuiú. Nenhum deles quis apresentar a versão à Reportagem sobre a ação criminosa. O coronel Hervano Macêdo informou que a Polícia Militar permanece com o cerco na região. O titular da DRF, delegado Romério Almeida informou que todos os acusados foram autuados em flagrante em virtude de ter havido perseguição contínua.

O secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra; e o comandante da Polícia Militar, coronel Werisleik Matias; comparecem à DRF. Três revólveres calibre 38 e 12 celulares foram encontrados em poder dos acusados, além de um Voyage e de um Fiat Uno. Os veículos foram utilizados pelo bando após o ataque ao banco.

Advogados entram em cena para livrar réus a partir de amanhã

Um batalhão de mais de 150 advogados dos 30 maiores escritórios de criminalistas do Brasil entra em cena a partir de amanhã para, numa ação coordenada, tentar livrar seus clientes da condenação no julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cada um dos advogados principais de cada réu terá uma hora para sua sustentação oral perante os 11 ministros, o que significa que eles passarão oito dias, pelo menos, defendendo seus clientes e mirando no Ministério Público, que consideram o inimigo comum de todos.

A maior parte do grupo troca figurinhas e não investe em conflito entre eles. Muitos reconhecem que estão trabalhando num julgamento histórico. Dizem ser um julgamento atípico, que reúne o maior número de advogados já visto num caso.

Na linha de frente estão grandes criminalistas e outros advogados mais modestos - tanto que o preço cobrado varia de R$ 6 milhões a R$ 500 mil, além de dois que trabalham de graça. Mas nenhum deles fala em cifras. É o caso de Luiz Francisco Corrêa Barbosa, advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB e autor da denúncia do mensalão; e de Márcio Silva, que participou da defesa de petistas no início do processo.

Tragédia natural - Tempestade solar pode afetar os EUA em 2013

Uma gigantesca liberação de partículas geomagnéticas vindas do Sol poderia destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem que são a espinha dorsal da rede elétrica dos Estados Unidos, de acordo com a Academia Nacional de Ciências norte-americana.
O Sol está entrando em um período de atividade intensa, conhecido como "máximo solar", que deve atingir seu auge em 2013. Por isso, há um ímpeto por parte de um grupo de agências federais para buscar maneiras de preparar os Estados Unidos para uma grande tempestade solar nesse ano.

Especialistas norte-americanos estimam em até 7% o risco de uma grande tempestade em 2013. Pode parecer pouco, mas os efeitos seriam tão amplos - semelhantes à colisão com um grande meteorito - que o fato tem atraído a atenção das autoridades.

Apagões isolados podem causar caos, como ocorreu em julho, na Índia, quando mais de 600 milhões de pessoas ficaram sem energia durante várias horas em dois dias consecutivos. Já um blecaute de longa duração, como o que poderia acontecer no caso de uma enorme tempestade solar, teria efeitos mais profundos e custosos.

Há discordâncias sobre o custo, mas especialistas do governo dos EUA e da iniciativa privada admitem que se trata de um problema complexo, que exige uma solução coordenada.

Epidemia - Ebola faz novas vítimas em Uganda

A mais recente epidemia com o vírus Ebola já deixou um saldo de 16 pessoas mortas em Uganda, enquanto outros 50 pacientes estão sendo tratados como possíveis vítimas, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Atualmente temos 50 casos sob suspeita e 16 pessoas mortas", disse em Genebra o porta-voz da OMS, Tarek Jasarevic.

Por enquanto a epidemia se limita ao oeste do país, disse o porta-voz, que acrescentou que o caso de uma mulher morta na capital, Kampala, se tratou de uma infecção contraída na região ocidental e que ela viajou à cidade para se submeter a um tratamento.

A nova epidemia de Ebola foi declarada em julho na região de Kibale, a 200 km de Kampala e a 50 km da fronteira com a República Democrática do Congo.

Países vizinhos, como Quênia, Ruanda, Sudão do Sul e Tanzânia já emitiram alertas para que seus cidadãos denunciem aos centros médicos qualquer caso que tenha sintomas parecidos com os gerados pelo Ebola.

sábado, 4 de agosto de 2012

Preso suspeito de crime na cidade de Tauá

A policia civil de Tauá, através dos inspetores Willian e Augustinho, com apoio do Pró-Cidadania, cumpriu na manhã dessa sexta-feira, 03, um mandado de prisão. Foi preso na vila de Marruás,Tauá, Manuel Araujo Martins,conheci do como Zé Louro ou Louro da Ana. De acordo com a ordem judicial ele é acusado de assassinar o comerciante Claudiano Veira da Silva,conhecido por Cláudio, fato ocorrido no dia 4 de julho desse ano, na rua Nenem Borges, no centro de Tauá. 

Claudiano estava em seu comércio, uma venda de merendas, quando foi atingido por tres tiros e faleceu quando era transferido para Fortaleza. O delegado Dr. Osmar Berto instaurou o inquérito e começou o trabalho de investigação, solicitando a prisão de Zé Louro, sendo atendido pela justiça. A prisão é temporária, 30 dias, tempo que o delegado vai usar para finalizar o trabalho de apuração do caso. O acusado está recolhido em uma das celas da 14ª delegacia regional e ainda será ouvido pela autoridade policial. Re dação: Edy Fernandes.

Tomaz Júnior

INSS confirma acordo para pagamento de revisão de benefícios por incapacidade

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apresentou, nesta quinta-feira (2), em São Paulo, proposta de acordo com o Ministério Público de São Paulo e o Sindicato Nacional dos Aposentados para mudança no decreto 3.048 de 1999 que alterou o regulamento da Previdência Social. O INSS quer a revisão do cálculo de 2.797 milhões de benefícios por incapacidade pagos pelo Instituto e originados entre os anos de 1999 e 2009.

A revisão significa garantia de aumento, a partir de janeiro de 2013, para 491 mil segurados que possuem benefícios ativos. Além disso, 2.300 milhões segurados que já tiveram seus benefícios cessados também receberão os atrasados referentes aos últimos cinco anos.
Com a revisão, por ano serão gastos R$ 728 milhões, levando em conta o pagamento do 13° salário. Já o pagamento dos atrasados será realizado até 2022. Para os próximos dez anos, a previsão é de um custo R$ 7,7 bilhões referente ao pagamento dos atrasados.

De acordo com o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, a ação será realizada automaticamente, e não é necessário que os aposentados e pensionistas do Instituto procurem uma Agência da Previdência Social. Ainda segundo o presidente do INSS, os segurados que tenham direito ao reajuste ou aos atrasados receberão correspondência informando a data e o valor do pagamento.


Cedro e Jaguaretama estão sem candidatos

Nos municípios de Cedro e Jaguaretama todas as candidaturas a prefeito foram indeferidas pelos juízes dos municípios. Afonso Cunha Saldanha (PMDB), mais conhecido como Bena que concorre à reeleição e Ari Saldanha (PSD) estão impedidos de continuar na disputa em Jaguaretama.
Até agora, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum dos candidatos recorreu da decisão do magistrado. Dr. Nilson (PSB) e João Viana (PP), candidatos a prefeito no município de Cedro também tiveram suas candidaturas indeferidas.

No site do TSE já são 40 indeferimentos de candidaturas de prefeitos no Ceará. Em Morada Nova, dos três que se registraram para concorrer à Prefeitura, apenas a candidata Bia, do PPS, permanece no páreo. O atual prefeito da cidade, Glauber Castro (PMDB), e Wanderley Nogueira (PT) tiveram suas chapas indeferidas.

Dezesseis candidatos caíram por se enquadrarem como “ficha suja”, pelo entendimento dos juízes da primeira instância sobre a Lei da Ficha Limpa. São eles:
Antônio Almir (PRB), em Itatira; Urias Alves (PTC), em Paraipaba; Luis Acácio (PSB) e Marcos Alberto (PSC), em Nova Rossas; Ilário Marques (PT), em Quixadá; Dr. Ary (PMDB) e Cleide Ribeiro, em Aracoiaba; Regina Lúcia (PSB), em Aracati; Wolner Santos (PSB), em Aratuba, Dr. Jesus (PMDB), em Canindé; João Coutinho (PT), em Meruoca; e Dr. Guimarães (PV), em Sobral.
Os candidatos de Jaguaretama e Cedro também tiveram as chapas indeferidas por conta da Lei da Ficha Limpa.
Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, em:

www.tse.jus.br e clique em DivulgaCand

 

13 universidades encerram greve

No Ceará a greve permanece, a maioria dos docentes votou em assembleia pela rejeição da proposta do governo federal. A próxima assembleia vai acontecer na quarta-feira (8).
A Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e o Governo Federal e assinaram na tarde desta sexta-feira (3) o acordo sobre a proposta feita em 24 de julho a respeito do reajuste salarial e da reestruturação da carreira docente das instituições federais. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento, a ação põe fim ao processo de negociação com a categoria, apesar de a maioria das assembleias de professores das universidades ter rejeitado a proposta. Ainda segundo o ministério, a postura do governo para os próximos dias será o de monitorar a reação da base docente, e a expectativa é que, aos poucos, os professores retomem as aulas.

A decisão foi anunciada pelo Proifes na noite da quarta-feira (1º), afirmando a aceitação do acordo após uma consulta com 5.222 professores que apontou que a maioria (74%) deles era favorável à proposta. De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Rolim de Oliveira, o Proifes representa cerca de 20 mil professores do Brasil.

Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica (Sinasefe) dizem que representam 65 mil docentes em quase todas as 59 universidades, 40 institutos de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio. Nestas universidades e institutos, assembleias continuam rejeitando a proposta do governo.


Pedido de prisão, sugerido pelo procurador-geral, assusta envolvidos

A semana termina com angústia entre os envolvidos com o escândalo do mensalão após o Procurador-geral de Justiça, Roberto Gurgel, defender, em sua denúncia, no Supremo Tribunal Federal (STF), a decretação de prisão para 36 dos 38 membros do esquema de corrupção. Durante a leitura da denúncia, Amaral apontou o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu,  ‘autor intelectual’ do esquema de pagamento de parlamentares no governo Lula


Gurgel defendeu não apenas a condenação e a prisão, mas, também, a cassação de mandatos de parlamentares federais integrantes do grupo do mensalão.  Ele quer, ao mesmo tempo, a devolução do dinheiro desviado dos cofres públicos. Segundo o procurador, pelo menos, R$ 73 milhões oriundos do Banco do Brasil abasteceram o mensalão.

A leitura da denúncia contra os réus do mensalão, lida pelo procurador-geral da República, em seu ipad, durou 4 horas e 38 minutos. Os termos direcionados a José Dirceu chamaram a atenção: "principal figura" e "autor intelectual" do mensalão, um esquema de pagamento de parlamentares durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo a acusação, serviu para comprar votos no Congresso.

De acordo com a denúncia, Dirceu cumpriu o papel de autor intelectual na execução do mensalão. Segundo Gurgel, "O autor intelectual, quase sempre, não fala ao telefone, não envia mensagens eletrônicas, não assina documentos, não movimenta dinheiro por suas contas, agindo por intermédio de ‘laranjas’ e, na maioria dos casos, não se relaciona diretamente com os agentes que ocupam os níveis secundários da quadrilha", disse o procurador, tentando adiantar-se a argumentos de advogados de defesa que afirmam não existir provas contra o ex-ministro.



Crediarista capota veículo em Mombaça

Na tarde desta quarta-feira, 01, por volta das 14h30, no Sítio Riacho verde na CE 060, a 06km da sede do município de Mombaça, foi registrado  um capotamento de veículo.

O crediarista, Jean Fábio Viana Cabral, de 35 anos, conduzia seu veículo Fiat Stilo de placas HWN 3069, a vítima foi socorrida por populares até o Hospital da cidade de Pedra Branca, com fortes dores na cabeça.
O fato foi comunicado a Delegacia de Polícia Civil local.

Justiça Eleitoral: Coligação é proibida de usar imagem da Presidenta Dilma Rousseff em Iguatu

A Justiça Eleitoral de Iguatu, por meio do juiz Dr.Josué de Souza Lima, atendendo reclamação da coligação “Fazer Mais Pelos Que Mais Precisam”, proibiu a coligação “Por um Iguatu Justo e Humano”, de utilizar a imagem da presidenta Dilma em todos os seus materiais de campanha.
O despacho liminar, com fundamento na Lei 9.504/97, sustenta, outrossim, que a coligação representada não poderia veicular a imagem da presidenta, tendo em vista que a coligação reclamante é que forma coligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), grêmio político que mantém a filiação da maior autoridade do país.